Você está em: Página Inicial > Notícias > Municípios da região oeste do Paraná recebem selo de participação no Programa Cidades Sustentáveis
| 28/10/2019 - 16:42
Municípios da região oeste do Paraná recebem selo de participação no Programa Cidades Sustentáveis
Todos os municípios da área de abrangência de Itaipu Binacional que são signatários do Programa Cidades Sustentáveis, receberam o Selo Cidade Sustentável Oeste Paranaense pelos trabalhos desenvolvidos nos dois anos de convênio.

Os signatários do Programa Cidades Sustentáveis da região Oeste do Paraná e Mundo Novo (MS) foram certificados com o Selo Cidade Sustentável Oeste Paranaense, desenvolvido pelo convênio entre a Itaipu Binacional e Conselho dos Municípios Lindeiros, com o intuito de incentivar e fomentar a participação dos municípios nas ações promovidas pelo Programa Cidades Sustentáveis. 

A gestão nacional do ‘Programa Cidades Sustentáveis’ é da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos. O conjunto de ações nos municípios do Oeste é trabalhado em conjunto pelo Conselho dos Lindeiros e Itaipu Binacional.

O evento de reconhecimento refere-se ao encerramento dos dois anos de convênio, que mobilizou ações de sustentabilidade em todos os 54 municípios do Oeste do Paraná e Mundo Novo (MS). "Hoje, todos os municípios da região são signatários do Programa Cidades Sustentáveis e estão em sintonia com os princípios de sustentabilidade", conforme o coordenador do Programa Cidades Sustentáveis pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Matheus Gueri. O evento em Santa Helena contou com a presença de prefeitos, coordenadores e técnicos envolvidos no programa.

O resultado é positivo, conforme os gestores, tendo em vista a obtenção de cinco prêmios no mês passado na conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, com o 3º Encontro da Plataforma Global Cidades Sustentáveis e a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis em São Paulo. Quatro municípios, Santa Terezinha de Itaipu, Vera Cruz, Toledo e Ubiratã foram premiados. “´E muito bom termos este reconhecimento e precisamos incentivar estas iniciativas”, ressalta o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Leomar Rohden (Mano).

Conforme Matheus Gueri, no que tange à alimentação da plataforma, passou de 10 indicadores por município no início de 2018 para 120 indicadores por município atualmente, ou seja, houve um crescimento de 1200%. O assistente da Diretoria de Coordenação da Itaipu, Gilmar Secco, ressalta que a entrega dos selos foi um momento de reconhecimento importante como oportunidade para dar visibilidade às boas práticas.

 Secco ressalta que o projeto precisa ter sustentabilidade e é uma ferramenta para os prefeitos como forma de validar as ações por intermédio da mensuração de resultados

 

 

Outras Notícias
Institucional
Redes Sociais
Contato
Tire suas dúvidas.
contato@lagodeitaipu.org.br
Av. Brasil, 136 - Baixada Amarela, Santa Helena - PR, 85892-000
Tecnologia e desenvolvimento