Você está em: Página Inicial > Notícias > Encontro reúne coordenadores de convênios de Itaipu e Lindeiros de 55 municípios no Oeste do Paraná
https://lindeiros.org.br/noticia/120/encontro-reune-coordenadores-de-convenios-de-itaipu-e-lindeiros-de-55-municipios-no-oeste-do-parana | 03/06/2019 - 11:37
Encontro reúne coordenadores de convênios de Itaipu e Lindeiros de 55 municípios no Oeste do Paraná
O objetivo é alinhar os objetivos e ações dos dois convênios na região Oeste do Paraná

Um trabalho de imersão foi desenvolvido em Medianeira, nesta quinta-feira (30), com continuidade nesta sexta-feira (31), com os coordenadores dos 55 municípios do Programa Cidades Sustentáveis e do Projeto Encontros e Caminhos. O encontro conjunto serve para alinhamento de ações e discussão a respeito de iniciativas que podem ser colocadas em prática nos dois convênios, mantidos entre Itaipu Binacional, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e administrações municipais.

Programa Cidades Sustentáveis

No caso do Programa Cidades Sustentáveis, a gestão nacional é da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos. O conjunto de ações nos municípios está referendado na Plataforma Cidades Sustentáveis, e na parceria desenvolvida como Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) ,com iniciativas que levam em conta os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), e servem de parâmetro para a caracterização das conhecidas ‘Boas Práticas’. Os municípios do Oeste trabalham em parceria para que a região alcance um ambiente de sustentabilidade em sintonia com as metas e objetivos globais.

Encontros e Caminhos

O Projeto Encontros e Caminhos consiste de uma jornada de atividades de resgate, reconhecimento e construção da identidade territorial do Oeste do Paraná, e Mundo Novo (MS). O intuito é gerar o desenvolvimento sustentável, com base no eixo ‘cultura da sustentabilidade’, alinhado às boas práticas da plataforma do Programa Cidades Sustentáveis e as lideranças que atuam em prol da preservação do meio ambiente e da qualidade de vida nos 54 municípios da área de abrangência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), da Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Anteriormente o projeto envolveu somente os 29 municípios da conhecida Bacia do Paraná 3 (BP3), teve duração de sete meses e foram desenvolvidas mais de 400 ações de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente.

Encontro conjunto

Os coordenadores do Encontros e Caminhos, assim como do Cidades Sustentáveis, são em mesmos em diversos municípios, e, portal motivo o encontro foi desenvolvido conjuntamente, segundo a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler. A gestora do Programa Cidades Sustentáveis pela Itaipu Binacional, Luciany Franco, ressalta que, em muitos casos os dois convênios se complementam. “O objetivo que a gente sempre potencializou é de que os projetos sejam integrados para aproveitarmos melhor não só a ação, mas também os recursos públicos. O objetivo é fortalecer os dois programas nos municípios”, ressalta o assessor da Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional, Gilmar Secco.

A inserção dos indicadores na Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis também está em pauta. Carolina Freire Lima, que é diretora de Desenvolvimento Sustentável de Jaguariúna (SP), trabalha uma série de oficinas na região Oeste do Paraná, e também no encontro conjunto, para estimular a utilização dos indicadores nas gestões municipais.

O trabalho conjunto pode ser positivo, tanto para o Projeto Encontros e Caminhos, quanto para o Programa Cidades Sustentáveis, tendo em vista a complementariedade possível entre as ações e iniciativas dos dois convênios.

Outras Notícias
Institucional
Redes Sociais
Contato
Tire suas dúvidas.
contato@lagodeitaipu.org.br
Av. Brasil, 136 - Baixada Amarela, Santa Helena - PR, 85892-000
Tecnologia e desenvolvimento