Você está em: Página Inicial > Notícias > Cascavel e Região Oeste busca capacitação para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
https://cascavel.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/31107 | 25/04/2019 - 16:25
Cascavel e Região Oeste busca capacitação para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Oficinas discutiram os objetivos e a plataforma disponibilizada para inclusão dos indicadores de cada município que tratam do Programa Cidades Sustentáveis e parcerias

"Os ODSs vão transformar Cascavel e, já começamos registrando o menor índice de mortalidade infantil chegando a 6,4/por mil nascidos vivos nos últimos dois anos e em 2018 conseguimos zerar a mortalidade materna". A afirmação foi feita pelo gerente do Território Cidadão, Ailton Lima, que integra os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que reuniu no auditório da Unipar gestores de várias secretarias do Município de Cascavel e da Região Oeste, Itaipu Binacional, Programa Cidades Sustentáveis e do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), nas oficinas de capacitação da plataforma ODS.

Cascavel, após a assinatura do pacto global pelo prefeito Leonaldo Paranhos, alinhou as ações municipais com os objetivos. Na oficina desta quinta-feira (25) foram discutidos todos objetivos e a plataforma disponibilizada para inclusão dos indicadores de cada município que tratam das cidades sustentáveis e parcerias. "A intenção é capacitar os servidores em relação às plataformas das cidades sustentáveis, que vão ajudar os municípios no processo de organização e realização das metas. Em Cascavel temos um setor chamado Planejamento Estratégico ligado à Seplag (Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão) e este é o departamento responsável pelo alinhamento das informações com o plano de metas do Município junto  aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", explicou Ailton Lima.

"A ideia é que todos saiam deste encontro capacitados para utilizar esta importante ferramenta no desenvolvimento de seus municípios e na qualidade de vida da população", informou Hélio Cury Filho, assessor do diretor de Coordenação de Itaipu. Ele disse também que "foram criados convênios com o Pnud e cidades sustentáveis para  discutir o desenvolvimento territorial da região e assegurar a segurança hídrica para que tenhamos água de qualidade e em abundância para o uso múltiplo. Nossa matéria prima é a água, mas não basta apenas termos quantidade, precisamos de qualidade. Para isso precisamos envolver os municípios e as cidades para que desenvolvam ações de proteção a rios e nascentes".

A ideia central do encontro de hoje foi demonstrar o potencial da ferramenta para elaboração de projetos. "Cascavel, destaca-se entre as três melhores cidades do Estado, no uso da plataforma de cidades sustentáveis", concluiu o Ailton Lima.

Outras Notícias
Institucional
Redes Sociais
Contato
Tire suas dúvidas.
contato@lagodeitaipu.org.br
Av. Brasil, 136 - Baixada Amarela, Santa Helena - PR, 85892-000
Tecnologia e desenvolvimento