Você está em: Página Inicial > Notícias > Coordenadores do Cidades Sustentáveis da região Oeste do Paraná participam de viagem técnica na próxima semana
https://lindeiros.org.br/noticia/82/coordenadores-do-cidades-sustentaveis-participam-de-viagem-tecnica-na-proxima-semana?fbclid=IwAR0g_GIhZBkUrmqUld95PAGBMdF2ALiDJIQwjXINo7PPG_tnZwYH20pr0sU | 21/11/2018 - 10:55
Coordenadores do Cidades Sustentáveis da região Oeste do Paraná participam de viagem técnica na próxima semana
Iniciativas em sustentabilidade serão visitadas nos municípios de Jaguariúna e Socorro

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Itaipu Binacional, promovem na próxima semana, dia 28 uma caravana com 53 coordenadores técnicos do Programa Cidades Sustentáveis e prefeitos. A visitação ocorrerá dias 29 e 30. Serão conhecidas boas práticas e iniciativas voltadas à sustentabilidade nos municípios de Jaguariúna e Socorro, no Estado de São Paulo.

Em Jaguariúna os coordenadores devem observar cases positivos, principalmente, nas áreas de educação, saúde e segurança. No município foi nomeado pela Administração Pública um diretor exclusivo para fazer a gestão do Programa Cidades Sustentáveis, o que levou aos resultados e efetividade alcançados, segundo a diretora técnica no Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler.   

Já o município de Socorro é exemplo em acessibilidade, com iniciativa tomada pela classe empresarial. O cuidado com a cidade e a atenção especial com a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, também envolve idosos, crianças e gestantes. Pontos turísticos e equipamentos foram adaptados para possibilitar a participação nas atividades e atrativos.

Estímulo

Conforme Sandra Finkler, são exemplos para serem replicados, modificados ou para que sirvam de estímulo aos municípios da região Oeste do Paraná. “Com certeza ótimos exemplos poderão ser observados e servirão de parâmetro para coordenadores e gestores”, observa a presidente do Conselho dos Lindeiros, Cleci Loffi.

Atualmente, 80% dos 54 municípios do Oeste do Paraná e Mundo Novo (MS), que aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis na região Oeste do Paraná, estão ativos e diversas Boas Práticas podem ser destacadas, segundo a coordenadora técnica do Conselho, Sandra Finkler.

Concurso

O 2º Concurso de Boas Práticas, Iniciativas para a Construção da Agenda 2030, é um exemplo das iniciativas na região. São 137 inscrições de atividades válidas. Com base no concurso, também será elaborado o Caderno de Boas Práticas, uma forma de divulgar as ações regionais.

A interação com outros exemplos, caso das visitas técnicas, serve como estímulo para a continuidade do trabalho que é desenvolvido pelos municípios do Oeste do Paraná, e Mundo Novo (MS).

Outras Notícias
Institucional
Redes Sociais
Contato
Tire suas dúvidas.
contato@lagodeitaipu.org.br
Av. Brasil, 136 - Baixada Amarela, Santa Helena - PR, 85892-000
Tecnologia e desenvolvimento