Você está em: Página Inicial > Notícias > Guaíra alinha ações do Programa Cidades Sustentáveis
http://www.guaira.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368vfb0&id=4962 | 08/11/2018 - 09:00
Guaíra alinha ações do Programa Cidades Sustentáveis
O município fez a adesão ao Pacto Global.

No último dia 26 de outubro, foi realizado na sala de reuniões do Paço Municipal, uma reunião para tratativas relacionadas ao programa ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis. 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. 

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros. 

Na reunião realizada em Guaíra, forma convidados membros das secretarias municipais responsáveis pelas áreas abordadas na agenda, que tiveram como objetivo aprender sobre o funcionamento da plataforma do programa destinada aos Municípios do Oeste do Paraná.

Em agosto de 2016 foi firmado um convênio entre a Itaipu Binacional e o PNUD - (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) com o objetivo de construir, por meio do diálogo com a sociedade, uma agenda comum para a implantação dos 17 ODS′s nos municípios do Oeste do Paraná e enfrentar, até 2030, os principais problemas que afetam a humanidade.

Para trabalhar essa ideia e execução da agenda ODS em Guaíra, Talita Stori Aquino de Sousa, representante da ONU, Assistente de Cooperação Técnica do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional do Programa das Nações Unidas explicou detalhadamente os 17 objetivos da agenda 2030. 

Mateus Gueri - Coordenador do Programa Cidades Sustentáveis, falou sobre as ferramentas de gestão disponíveis e formas de atuação conjunta. O programa aplicado dentro das cidades sustentáveis é via a alimentação de dados em uma plataforma que possibilita analisar o real cenário do Município e traçar um planejamento de ações para que em 2030 possamos juntos atingir as ODS em Guaíra. Foram apontados e discutidos pontos específicos de Guaíra sobre, cultura para sustentabilidade, equidade, gestão local de sustentabilidade, governança, mobilidade e acessibilidade, planejamento e desenho urbano. Essa plataforma fica disponível para outros municípios, para que haja parâmetros comparativos, influencia, inspiração, troca de informações para a realização das melhorias. 

E Aldemir Guerino, assessor da diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional, ressaltou a importância do programa de cidades sustentáveis, e da alimentação correta da plataforma para uma exploração com resultados reais.

Ao final , o prefeito Heraldo Trento assinou o pacto global, que confirma os 10 princípios realcionados com os Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção do Meio Ambiente e Combate a Corrupção. 

Outras Notícias
Institucional
Redes Sociais
Contato
Tire suas dúvidas.
contato@lagodeitaipu.org.br
Av. Brasil, 136 - Baixada Amarela, Santa Helena - PR, 85892-000
Tecnologia e desenvolvimento