Você está em: Página Inicial > Notícias > Secretários municipais de Foz do Iguaçu participam de debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu | 20/08/2018 - 10:40
Secretários municipais de Foz do Iguaçu participam de debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Programa Cidades Sustentáveis será utilizado como ferramenta para alinhamento da gestão municipal com as ODS.

Secretários municipais e diretores de autarquias participaram na manhã desta sexta-feira (17), na Fundação Cultural, de um encontro para debater a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

 

A agenda 2030 foi estabelecida em 2015, em Nova York, durante um encontro com líderes mundiais na sede da ONU. O plano de ação indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

 

Durante o evento, o prefeito Chico Brasileiro solicitou a todos os secretários e diretores que alinhem os orçamentos das pastas para atender a Agenda 2030. "Estamos em um momento decisivo para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade. Os investimentos de cada uma das secretarias precisa ser estratégico e voltado para ações que qualifiquem a cidade, com isso queremos garantir um bom desenvolvimento econômico aliado ao desenvolvimento humano, a melhora direta na vida das pessoas" explicou o prefeito Chico Brasileiro. 

 

O Governo também aproveitou a ocasião para apresentar a logomarca que une o programa "Reinventando Foz", que irá promover a recuperação dos rios Boicy, Monjolo e Arroio Ouro Verde aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. "Com essa proposta queremos alinhar todas as ações de governo em um grande projeto estruturante para o município" comentou o prefeito.

 

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. 

 

Ao adotarem o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (A/70/L.1), os países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos sem deixar ninguém para trás.

 

Em maio do ano passado, o municipio aderiu ao Movimento Nacional ODS, em prol da agenda global de desenvolvimento definida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O termo de adesão foi assinado no início pelo prefeito Chico Brasileiro e por representantes da Sanepar, da Copel e da Itaipu Binacional.

Outras Notícias
Institucional
Redes Sociais
Contato
Tire suas dúvidas.
contato@lagodeitaipu.org.br
Av. Brasil, 136 - Baixada Amarela, Santa Helena - PR, 85892-000
Tecnologia e desenvolvimento