Você está em: Página Inicial > Boas Práticas Regionais > Boa Vista da Aparecida: Geladeira e Varal Solidário
Boa Vista da Aparecida: Geladeira e Varal Solidário
Boa Vista da Aparecida: Geladeira e Varal Solidário

Observando a situação de muitas famílias em pobreza extrema ou com necessidades básicas temporárias como: falta de emprego, doenças e outros problemas sociais, esta é uma iniciativa de projeto para contemplar toda a comunidade com doações voluntárias de alimentos, roupas, calçados, móveis e outros.

A entrega dos donativos é feita no endereço do próprio criador do projeto Geladeira e  Varal Solidário.

 

Objetivo:

Servir à comunidade carente, afim de minimizar suas necessidades básicas, estimulando a solidariedade e coletividade, de acordo com o objetivo global sustentáveis número 10 (Redução das Desigualdades).

 

Principal motivação:

Adotar no cotidiano atitudes de cooperação social, através da arrecadação e distribuição de itens de primeira necessidade.

 

Principais resultados:

Redução da fome e da pobreza extrema, melhoria da condição física do lar, diminuição de comportamentos antissociais, doadores felizes e receptivos, mais seguros e com autoestima, participação atuante da comunidade, independente do partido político, religião ou classe social, diálogo, troca de experiências e conhecimentos.

 

Aprendizado fundamental:

Unidos fazemos a diferença na vida dos menos favorecidos, reduzindo as desigualdades sociais.

 

Público e parceiros envolvidos:

Os parceiros que contribuem para o projeto é o Rotary com fraldas descartáveis, banco Sicredi, que disponibiliza cestas básicas e doces no dia das crianças, o apoio do comércio local com doação de marmitas e toda a comunidade.

Público atingido:

Todas as pessoas que precisarem e quiserem as roupas, calçados e todos os outros objetos dispostos para doação bem como os alimentos. Pessoas de baixo poder aquisitivo, doentes, idosos, crianças e desempregados.

 

Principais resultados

Aproximadamente 30 pessoas são diariamente beneficiadas, a maioria do Bairro das Torres. É importante destacar que muitas familias vivem praticamente da geladeira solidária, que fica à disposição 24 horas por dia e o varal solidário, 10 horas por dia.

 

Replicabilidade e Recomendações:

Projeto é de suma importância social, e pode servir de incentivo para outros municípios que desejam ajudar pessoas. O importante para realizar tal ação é destacar as dificuldades que foram encontradas, como a não aceitação por uma parcela do público e não acreditar que há intenção de boa ação. Outra problemática é quanto ao espaço físico Seria mais interessante, e viável, um espaço específico para tal atividade, pois traria mais conforto e melhor realização do projeto.

Institucional
Redes Sociais