Você está em: Página Inicial > Boas Práticas Regionais > Marechal Cândido Rondon: Projeto Multidisciplinar Para Promover Uma Escola Sustentável
Marechal Cândido Rondon: Projeto Multidisciplinar Para Promover Uma Escola Sustentável
Marechal Cândido Rondon: Projeto Multidisciplinar Para Promover Uma Escola Sustentável

Pela necessidade de ações diárias pertinentes que possam mudar a rotina da Escola Rural Municipal Almirante Barroso, comunidade e principalmente das crianças que são o futuro da humanidade, uma sociedade sustentável tem a necessidade de ter mudanças sociais econômicas e culturais, começando pela escola, trazendo aulas práticas que as crianças irão levar para a vida e tornar parte comum do dia a dia. Dando destino correto ao nosso lixo, nos preocupando com nossa alimentação saudável, com o próximo e com o meio ambiente que é onde vivemos e dependemos para manter nossa existência e das futuras gerações.

Diversas ações foram desenvolvidas com a implantação de horta vertical de morangos, compostagem de resíduos orgânicos, parceria com os acadêmicos do Curso de Administração da Faculdade Falurb, reforma de salas de aula, jardinagem e paisagismo, plantio de orquídeas, recolha de óleo de cozinha, produção de brinquedos com sucatas, plantio de árvores, soltura de peixes, arrecadação de lixo reciclável, mostra de trabalhos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), campanhas de arrecadação para pessoas e entidades sem fins lucrativos, doação de sangue no Hemocentro, além de outros.

 

Objetivo

Promover educação multidisciplinar para práticas sustentáveis, dentro e fora da Escola. No decorrer da realização do projeto foi possível perceber o envolvimento e a participação de toda a comunidade escolar e local, com aproximadamente 500 pessoas atingidas.

 

Público Atingido

Além dos diversos parceiros, alunos e familiares da Escola Rural Municipal Almirante Barroso, comunidade da Vila Curvado, comunidades do Distrito de Porto Mendes, de Marechal Cândido Rondon e Hemocentro de Toledo foram contemplados e participaram das ações realizadas.

 

Um aprendizado fundamental

O ambiente escolar foi todo reformado e melhorado para atender os alunos, além de adotar medidas de consumo consciente de energia elétrica, água, alimentos e materiais escolares.

A comunidade adotou maneiras adequadas de descarte do lixo, visto que, na comunidade rural não há recolha diariamente e sim num ponto específico na Vila Curvado.

De acordo com os coordenadores, resultados alcançados foram extremamente satisfatórios e expressam a intenção pela continuidade no decorrer do próximo ano por se tratar de uma temática bastante dinâmica e abrangente, que possibilita novos objetivos e metas a serem atingidas, visando melhorar a cada dia o ambiente, formando, desta forma, cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de transformar a realidade em que vivem.

Institucional
Redes Sociais