Você está em: Página Inicial > Boas Práticas Regionais > Nova Aurora: Prato Limpo: Desperdício Zero na Alimentação Escolar
Nova Aurora: Prato Limpo: Desperdício Zero na Alimentação Escolar
Nova Aurora: Prato Limpo: Desperdício Zero na Alimentação Escolar

O desperdício de alimentos já é uma certeza da vida moderna. Infelizmente, o ato de jogar fora os alimentos que ainda podem ser consumidos, tem aumentando dia após dia.

Pensando nisso, percebeu-se que a educação poderia ser o meio mais eficaz para o desenvolvimento da cidadania, despertando ao indivíduo reflexões e criando um sujeito funcional e participante dentre todas as relações por ele adquiridas.

A escola deve atentar ao seu papel social, permitindo ao aluno refletir, vivenciar e envolver-se criticamente para a uma diminuição do desperdiço da merenda escolar.

 

Objetivo

Promover a conscientização dos estudantes e funcionários da escola Municipal Eugênio Mezzon que ao se servir no momento da alimentação pegue somente o que irá ingerir, despertando a autonomia e independência do indivíduo.

O interesse em trabalhar com o tema “Prato Limpo: Desperdício Zero na Alimentação Escolar” partiu num primeiro momento da observação das crianças durante os intervalos para o lanche. Diariamente alguns estudantes se recusavam a provar o lanche oferecido, e quando o aceitavam, muitas vezes jogavam fora sem mesmo experimentar alegando que não gostavam do lanche que era oferecido com muita fartura, principalmente verduras, legumes e carnes eram desperdiçados.

Principais Resultados

Diminuição significativa no desperdício de alimentos, chegando a praticamente zero;

Reconhecimento e aceitação dos alimentos diversos que antes não eram aceitos;

Experimentação dos diversos tipos de alimentos que são ofertados na escola;

Reconhecer algumas propriedades e benefícios contidos em cada alimento ofertado;

Conscientizar a família e as demais pessoas sobre a importância de não desperdiçar;

Participação da família através da partilha de alimentos confeccionados pelos familiares a partir de todo contexto do projeto.

 

Um aprendizado fundamental:

Hábitos alimentares saudáveis aprendidos na escola são levados por toda a vida e para que isso aconteça é necessário que sejam implantadas estratégias para a promoção de uma alimentação saudável, permitindo a conscientização de que é preciso comer somente a quantidade necessária sem que haja desperdício.

Tendo visto os resultados obtidos através do projeto até o presente momento, almejasse que o mesmo possa ser transformado em um programa e possa fazer parte das demais escolas do município, pois além de fazer com que os estudantes entendam a importância e necessidades de todos os tipos de alimentos, suas vitaminas e nutrientes para a saúde.

Também a evidente economia de alimentos que antes eram jogados fora e atualmente podem ter seus valores revertidos em outras necessidades das instituições de ensino.

Institucional
Redes Sociais