Você está em: Página Inicial > Boas Práticas Regionais > Brasilândia do Sul: Programa Cidade Limpa e Sustentável: Quem ama Cuida.
Brasilândia do Sul: Programa Cidade Limpa e Sustentável: Quem ama Cuida.
Brasilândia do Sul: Programa Cidade Limpa e Sustentável: Quem ama Cuida.

A busca por práticas sustentáveis que garantam a preservação ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável da sociedade, bem como o futuro do planeta, já é realidade entre muitas instituições no Brasil.

Preocupado com a questão ambiental, o município de Brasilândia do Sul, lançou no ano de 2017 o Programa Cidade Limpa e Sustentável, que tem por objetivo principal a promoção da sustentabilidade em suas diversas esferas.

O Programa é um instrumento de gestão estratégica para o planejamento das ações do município, com o melhor aproveitamento de seus recursos e características.

Dentre as ações já desenvolvidas no município, pode ser destacada a implantação da coleta seletiva e a instalação do Centro de Educação Ambiental.

 

Objetivos:

Promover qualidade de vida a população;

Proteção ambiental;

Promoção da Educação Ambiental;

Economia de recursos naturais e financeiros;

Implantar a coleta seletiva no município;

Ampliação da unidade de triagem de recicláveis;

Aumento da vida útil do aterro;

Processo de compostagem;

Inserção social dos catadores/recicladores.

 

Principal Objetivo:

Praticar a sustentabilidade abrangendo seus três pilares: Social, ambiental e econômico.

Principais Resultados/Benefícios:

  • Limpeza urbana: a população aderiu satisfatoriamente à coleta seletiva, que acontece diariamente pelo método porta a porta, garantindo dessa forma, que os resíduos sejam colocados nas ruas nos dias estabelecidos;
  • Aumento da quantidade de material reciclável: com a adesão da população à coleta seletiva, a quantidade de material reciclável destinada ao centro de reciclagem aumentou significativamente.
  • Vida útil do aterro sanitário: a quantidade de material reciclável destinada ao aterro diminuiu significativamente;

Uma cidade mais limpa foi o principal benefício trazido pela implantação do programa Cidade Limpa e Sustentável, assegurando saúde e bem estar a todos os munícipes.

A manutenção do programa depende exclusivamente da adesão da população às ações propostas. Pensando nisso o município realiza um trabalho constante de sensibilização, por meio da educação ambiental, que envolve alunos, professores e comunidade. Aliado a isso há o comprometimento da gestão pública na execução das ações.

A parceria entre as secretarias do município é de extrema importância para o êxito do programa, além da Associação de Catadores e Itaipu Binacional.

Institucional
Redes Sociais