Você está em: Página Inicial > Boas Práticas Regionais > Toledo: Programa Florir Toledo
Toledo: Programa Florir Toledo
Toledo: Programa Florir Toledo

O Programa Florir Toledo diferencia-se de outras iniciativas de educação sócio profissional e de projetos alternativos que têm sido propostos, ao se afastar da formação profissional típica, centrada no treinamento para o exercício de uma ocupação. Amplia os horizontes da capacitação, preparando seus participantes para uma ampla gama de possibilidades e para uma atuação cidadã com espaço para percepção das relações humanas e com o planeta.

Além do foco ambiental que já é bastante conhecido pela população, através das outras atividades, o programa também busca aperfeiçoar habilidades que são fundamentais para o desenvolvimento individual e social dos adolescentes. Visando estimular a sua participação, os adolescentes inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 130,00. Como um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 13 a 17 anos tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária.

 

Objetivos

Dentre os objetivos está o de, complementar as ações da família e comunidade; Possibilitar a ampliação do universo informacional; Despertar as habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; contribuir para inserção e permanência no sistema educacional; Ampliar a formação de jovens como lideranças ambientalistas; Conhecer o processo de preparação da terra, germinação, transplante de mudas e ajardinamento; Desenvolver atividades pedagógicas; Envolver as famílias dos jovens em todas as atividades do projeto e mobilizar as comunidades por meio de escolas, centros de saúde, associações de bairros, grupos organizados.

 

Principais resultados

Cerca de 1.200 adolescentes foram atendidos, contribuindo na superação das fragilidades dos participantes; O Programa Florir Toledo tem forte presença junto a empresas e cooperativas para o encaminhamento dos jovens na inserção no mercado de trabalho; Retorno e permanência dos adolescentes no sistema educacional; O repasse da bolsa possibilita ao adolescente, compreender melhor o uso consciente dos valores financeiros, acompanham o repasse oficina de educação financeira; Atuação Regional: Desenvolve parcerias programas de jovens e adolescentes de outros municípios.

 

Público Atingido

Além de diferentes parceiros, o público contemplado compreende, principalmente, adolescentes com vulnerabilidades sociais, escolas, colégios, grupos de idosos, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), associações de moradores, grupos de serviços, grupos de protagonismo juvenil e acadêmicos das diversas universidades e de faculdades.

Institucional
Redes Sociais