Você está em: Página Inicial > Boas Práticas Regionais > Matelândia: Agroindústria Familiar: Parcerias Sustentáveis no Campo e na Cidade
Matelândia: Agroindústria Familiar: Parcerias Sustentáveis no Campo e na Cidade
Matelândia: Agroindústria Familiar: Parcerias Sustentáveis no Campo e na Cidade

A Agroindústria Familiar tem sido uma importante estratégia para reverter as consequências socioeconômicas da modernização na agricultura, e a participação dos agricultores familiares se torna um processo natural, uma vez que sua própria história, sua cultura passam a ser valorizadas. Por isso, as políticas públicas e ações realizadas pelo Governo Municipal e por seus parceiros, vêm tentando retirar da informalidade a produção artesanal de alimentos principalmente sob a égide da segurança alimentar e do desenvolvimento rural sustentável.

 

Objetivos

- Fomentar a Agroindústria Familiar como um meio de manter as famílias no campo gerando renda e melhor qualidade de vida;

- Estabelecer um novo modelo de desenvolvimento sustentável no meio rural, que pensa como um todo e não mais apenas ligado à produção agrícola;

- Promover a participação dos agricultores familiares no processo produtivo e também no mercado;

- Fornecer alimentos seguros e de qualidade dentro do processo de desenvolvimento sustentável;

 

Principais Resultados

Dentre os principais resultados podem ser citados a padronização das agroindústrias dentro das normas sanitárias, melhoria tanto na saúde e bem-estar das famílias, quanto no cuidado com o meio ambiente. Matelândia recebe visitas de várias comitivas de todo o país, servindo de referência na região como um dos municípios com maior número de Agroindústrias implantadas em um curto espaço de tempo, tendo como base as grandes parcerias e o dinamismo na implementação das ações.

Houve a abertura de canais de comercialização que facilitaram a inclusão da fabricação nos mercados; Aumento na diversificação do portfólio de produtos; Permanência e/ou retorno dos jovens para o campo; Adesão a práticas agroecológicas.

São 26 agroindústrias implantadas a partir de 2013, mais de 70 pessoas trabalhando diretamente nas agroindústrias. Ao todo 202 produtos são beneficiados com a informação nutricional; 19 agroindústrias fornecem seus produtos para programas institucionais, além do fortalecimento das feiras de rua.

 

Um aprendizado fundamental:

É possível especializar a produção da agricultura familiar sem que ela perca a sua identidade e cultura, e que a mesma possa acessar os diversos canais de comercialização. Se o processo ocorre com acompanhamento técnico nas diferentes áreas, e que este modelo seja endógeno, tem-se a possibilidade do fortalecimento da agricultura familiar e da criação de um novo modelo de desenvolvimento rural.

Institucional
Redes Sociais